quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A VERDADEIRA HISTÓRIA DO NATAL

Foram precisos 2011 anos para que finalmente se conhecesse a verdadeira história do Nascimento de Cristo.

A confusão começa logo quando se lê que a melhor descrição dos reis magos foi feita por São Beda. O problema é que o monge que escreveu o Evangelho era surdo que nem Portas e percebeu mal o nome. Porque foi a São Bêbeda, a dona da tasca lá da terra a narrar o acontecimento. É que nem a localização do Estábulo está correcta, que veio-se a saber afinal ficava em S. Bento.

O que ficava em Belém era o Depósito da Lenha, pois era lá que guardavam os Cavacos...

A descrição dos Reis essa então é a desgraça completa, porque além do barulho da tasca, a São Bêbeda já entramelava a língua. Primeiro porque não seriam reis, nem necessariamente três, como se veio a descobrir era uma Troika de Magos (com salários “Godos”). Depois não chegaram ao estábulo de S. Bento montados em camelos, mas sim à boleia dum “Coelho”.

E os nomes deles? Pois, quando ele perguntou como se chamavam, não reparou que a São estava ao mesmo tempo numa conversa com clientes sobre a crise e ouviu a seguinte frase:

- O (Vitor) Gaspar? Esse é o mal pior, mas foi escolhido pelo gajo em quem votou a malta, azar!

Recordam-se de ter dito que o monge era surdo? Pronto, percebeu que era a resposta e que eles se chamavam Gaspar, Melquior e Baltazar...

Reza a história que eles vieram Adorar o Menino e que trouxeram Ouro, Incenso e Mirra para lhe oferecer. Aqui é que ele percebeu mesmo tudo mal. Porque o que a São disse foi que eles vieram roubar os pequeninos e ele entendeu que vieram adorar o menino. Quanto aos presentes, que presentes? o Incenso foi para o pessoal não perceber que a história de virem oferecer Ouro, cheirava a esturro. Mirra é o que está a acontecer ao nosso poder de compra.

Sem comentários:

Enviar um comentário